sábado, 22 de novembro de 2008

Organização do Ensino Fundamental

Revendo as atividades realizadas nesta interdisciplina, percebi que através dela foi possível conhecer mais sobre o funcionamento escolar, dentro de uma perspectiva democrática, aprendendo a identificar aspectos fundamentais dentro deste modelo de gestão.
Na atividade 1 do modulo 1, tínhamos que classificar conceitos pertencentes a uma gestão democrática e uma gestão patrimonialista, em seguida escolher dois e explicar quais suas diferenças. Considerei esta atividade muito importante, pois foi possível reconhecer e classificar os conceitos de acordo com a classe pertencente, o que me levou a refletir que não podemos contemplar dois indicadores simultaneamente (patrimonialista e democrático) por serem opostos, ao praticar uma das opções se está automaticamente fazendo o inverso da outra.
Com isso pude observar que essas duas gestões democráticas e patrimonialistas são práticas opostas.
Na atividade 2 foram realizadas leituras em torno dos textos que falassem de Gestão Democrática na e da educação: concepções e vivências.
Na atividade 3 realizamos um texto contemplando as reflexões surgidas a partir da leitura. Se considerarmos que a palavra democracia significa igualdade de direitos entre os cidadãos, isso implica que uma gestão democrática também está voltada para este fim, ou seja, proporciona meios para que todos participem das decisões e ações. No âmbito escolar não é diferente, uma gestão democrática é aquela que prioriza a participação de toda a comunidade escolar, oportunizando espaços para que possam opinar e tomar decisões, que haja de forma transparente na aplicação de recursos e na sua prestação de contas. Uma escola democrática é mais do que simplesmente ser isso no papel, mas em suas ações, nas suas convicções, onde as práticas sejam realmente voltadas aos interesses dos alunos, pais, professores e funcionários e não apenas o resultado do interesse pessoal da direção e coordenação. Porém, muitas vezes, vimos e ouvimos belos discursos, mas a realidade não condiz com o que está sendo dito.
No modulo 2 repensamos as normas e concepções do PPP e Regimento Escolar transportando a realidade da escola que estamos inseridos.
Neste sentido, a partir da leitura do texto “Organização curricular da escola e avaliação de aprendizagem” de Maria Beatriz Gomes da Silva pude perceber que nossa escola procura cumprir com as normas e concepções de seu PPP e Regimento, caminhado rumo a uma educação mais justa, de qualidade, de acordo com a realidade da sua comunidade escolar.
No modulo 3 a proposta era analisar o PPP e o Regimento Escolar, dentro de uma visão democrática, a importância destes dois documentos para o funcionamento de uma escola, segundo as leituras realizadas, Projeto Político e projeto Pedagógico de Bernard CHARLOT. e Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico: espaço para a construção de uma escola pública democrática de Maria Beatriz Gomes & Mariângela Bairros. De acordo com estes autores, PPP é um instrumento que reflete o desejo teórico orientador das práticas escolares. Nele estarão contidas as ações que a escola e os professores gostariam de fazer, mas também constam as ações que eles realmente fazem. Pois segundo Bernard Charlot: “A realidade da escola é o que ela desejaria fazer, mas é também o que ela faz”. Já o Regimento Escolar é um importante documento de referência para o funcionamento da escola. Nele está materializado o PPP na forma de registros dos procedimentos, funções, atribuições e composição de cada um dos diferentes segmentos e setores da escola. Através dele, todos saberão que procedimentos seguirem.
Contudo acredito que após a realização de todas estas atividade foi possível compreender um pouco melhor, as medidas a serem adotadas para contemplar uma gestão democrática, como deve ser de fato este modelo de gestão, e a partir de então lutar para que a realidade onde estamos inseridos torne-se mais democrática.

Um comentário:

Roberta disse...

Daiane!!

Percebe-se nessa postagem todo o caminho que percorreste para entender melhor a concepção sobre gestão democrática.
Parabéns pela postagem.

Abraços
Roberta