segunda-feira, 30 de março de 2009

QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA

Nossa aula presencial da Interdisciplina Questões Étnico Raciais na Educação: Sociologia e História aconteceu dia 26 de março de 2009.
Achei pertinentes as explicações feitas pelo professor Nilton, pois através delas foi possível diferenciar conceitos de raça e etnia, antes vistos por mim, como sendo iguais. Percebi que o conceito raça, já não é tão utilizado por estudiosos porque implica uma ligação biológica, diferente de etnia que significa as ligações culturais entre povos. Portanto, quando nos referimos a raça indígena por exemplo, estamos incluindo todas as etnias existentes dentro dela, como Tupis, Guaranis, entre outros. Contudo devemos ter esta consciência de que mesmo sendo de uma mesma raça, podemos assumir costumes e hábitos diferentes, pois não podemos classificar que pessoas da mesma raça sejam todas iguais.
Outro assunto que foi bastante discutido, foi a questão do preconceito e racismo, pois como iremos trabalhar estas questões com nossos alunos, se não soubermos diferenciá-las? Gostei da forma como o professor esclareceu e inclusive utilizando exemplos. Segundo ele, quando falamos algo para alguém, que de alguma forma estamos fazendo com que ela se sinta inferior a nós e a sociedade, estamos sendo racistas, mas quando julgamos esta pessoa por acharmos que ela possa ser diferente de nós ou dos padrões que julgamos convencionais, estamos sendo preconceituosos, pois não aceitamos a diferença no outro, porém isso não irá fazer com que ele se sinta inferior de alguma forma.
Estas explicações são muito bem vindas, pois nos auxiliam de que forma devemos trabalhar estes temas com nossos alunos, assumindo uma postura neutra diante das diferenças, respeitando as individualidades de cada cidadão.

Um comentário:

Roberta disse...

Daiane!!

Esclarecer conceitos é relamente muito importante para podermos entendermos o todo. Muitas vezes estamos compreendendo o conceito errado e o entendimento do resto fica comprometido. Com certeza as explicações do Prof Nilton farão diferença num futuro próximo.

Abraços
Roberta