quarta-feira, 3 de junho de 2009

Educação Especial

Ao ler as postagens do fórum da interdisciplina de educação especial, me chamou a atenção o último comentário da colega Dulce, onde fala do cuidado do professor que trabalha com o autista, em não criar um mundo para ele. Além de concordar com a ideia, pude refletir um pouco da vivencia que tenho com estes alunos, embora não trabalhe diretamente com eles. Presencio minhas colegas trabalhando com alguns alunos autistas e posso dizer que o sucesso no atendimento dependerá muito do vinculo estabelecido entre professor e aluno. Acima de tudo o professor deve procurar compreender a maneira que o aluno autista pensa, pois ele vê o mundo de maneira diferente da nossa, logo, não podemos esperar ações de sua parte, semelhantes as nossas ações. Ao mesmo tempo em que se deve desafiá-lo deve-se também ter o cuidado de não querer exigir ações completamente diferentes da sua maneira de pensar. É necessário conquistar sua confiança e aos poucos criar situações onde ele possa mostrar sua maneira de ver o mundo. Neste sentido, acredito que os profissionais da escola onde trabalho, procuram dar o melhor de si para o desenvolvimento destes alunos, porem isso não bastaria se não houvesse também o conhecimento e o comprometimento no trabalho desenvolvido.

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