sábado, 3 de outubro de 2009

APENAS UM DESABAFO...

Considerando que este espaço é utilizado para reflexões, aprendizagens, duvidas e angustias de uma forma bastante particular, gostaria de registrar e esclarecer alguns detalhes que acredito foram mal compreendidos e acabam por acarretar ao invés de reflexões e crescimento, em frustrações e angustias.
Com relação a minha compreensão do verdadeiro significado do portifólio de aprendizagens, não tenho duvidas do que ele representa, conforme já mencionei acima, ele nos proporciona um espaço onde podemos expor nossa maneira de pensar, conteúdos, atividades produzidas por nós, consideradas relevantes em nossa caminhada, pois toda e qualquer atividade que realizamos, não deixa de ser por si só original.
O dialogo e a interação com os tutores e professores são fundamentais neste processo de aprendizagem, pois possibilitam que reflitamos ainda mais sobre o que realizamos e como estamos organizando e expondo nossas idéias.
Neste sentido, confesso ter ficado surpresa ao ser orientada sobre o significado do blog de aprendizagem e a publicação de atividades realizadas em outras interdisciplinas, da forma como foi colocado, pois este não é um habito muito presente neste espaço, conforme consta nas postagens dos semestres anteriores. Apenas após conversar e visitar vários blogs de colegas, constatei que esta é uma pratica que vem sendo utilizada a muito tempo e com muita freqüência por vários colegas e que nunca foi reprimida, tendo em vista que também são resultados de reflexões realizadas nestas atividades. Penso que todas nós, alunas do Pead, devemos e somos avaliadas da mesma forma, embora por tutores e professores diferentes, por essa razão publique duas atividades, consideradas por mim as mais significativas de cada interdisciplina, porém não significa que tenha feito isto por não compreender o significado do portifólio de aprendizagens, mas porque acreditava ser uma pratica constante e permitida.
No que se refere às indagações feitas a partir das atividades, acredito serem muito significativas e realmente estarem contribuindo em meu processo de aprendizagem.
Contudo, como já mencionei, gostaria apenas de desabafar...

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Daiane,

Oi Daiane,

Fico feliz que tenhas utilizado esse espaço para desabafar e colocar tua opinião, tuas angústias, além de me dar a possibilidade de esclarecer alguns mal-entendidos.

Em nenhum momento pensei que, ao trazeres para cá atividades já realizadas/postadas nos espaços de outras interdisciplinas, estivesses agindo de má-fé, com intenção de cópia/reprodução, mesmo porque considero a importância e a legitimidade das atividades que vocês realizam em todas as interdisciplinas.

O que pontuei foram formas de avançar na discussão, além de explicitar o objetivo do Portfólio. Não tem sentido os tutores terem de comentar/discutir várias vezes um mesmo trabalho, certo? Por isso, achei importante discutir sobre a finalidade desse espaço.

Quanto ao fato dessa prática (de transpor para o blog atividades já realizadas/postadas)ser comum e aceita, confesso que desconheço, pois tenho adotado essa mesma postura desde que assumi a tutoria de sede na interdisciplina de SI. Lembro-me ainda que, na última aula presencial, a prof. Eliana falou sobre essa questão, destacando a importância dos registros no Portfólio. Mas, de qualquer forma, não quero que te sintas injustiçada e vou conversar sobre isso com os professores da interdisciplina.

Gostaria de enfatizar também que não entendo minha atitude aqui como uma forma de 'repressão', mas como um modo de fazer o aluno avançar na compreensão dos conceitos, dos conteúdos, no estabelecimento de relações entre teoria e prática, para que, assim, ele possa desenvolver uma postura crítica e autônoma, permeada pelo diálogo e pela troca.

Acabei quase fazendo um desabafo também! Continue registrando aqui tuas angústias,certezas, aprendizagens, dúvidas.

Beijos, Rô Leffa.