sábado, 3 de outubro de 2009

Retomando postagens2

Conforme os comentários referente a segunda postagem, dos quais pedem exemplos mais concretos de situações em sala de aula envolvendo as diferenciações em relação a e fala e a escrita, estou retomando a mesma com este objetivo.
Com a relação ao exemplo citado, que atualmente recorremos a diferentes formas de comunicação e que estas podem facilitar nosso dia-a-dia. Quero salientar que estou apenas dizendo que atualmente as utilizamos, não que estas podem ser chamadas de atuais, porem, de certa forma, pode até ser. Pois bem, estou me referindo as formas de comunicação como sms, mensagens instantâneas entre outras, das quais utilizamos uma escrita bastante restrita, seja para economizar nas mensagens, seja para ganhar tempo. Estas são praticas bem comuns hoje em dia, fora do contexto escolar, e que poderiam muito bem ser trabalhadas em sala de aula, como exemplos das diferentes formas de comunicação e de como e onde devemos e/ou podemos utilizar cada uma delas.
No ambiente escolar, as linguagens exploradas geralmente são as formais, tendo em vista o modo correto de utilizá-las. Embora muitas vezes, saibamos a maneira correta de utilizar a linguagem escrita ou oral, em nosso cotidiano, também por influencia das pessoas com as quais convivemos, acabamos por utilizar mais frequentemente uma linguagem informal. Acredito que ao invés de apenas criticar estas formas diferentes de se comunicar conforme exemplo citado anteriormente, deveríamos nos aproveitar delas para dar testemunho de quando e onde elas poderiam ser útil, mas sem esquecer as maneiras mais adequadas de utilizar a linguagem escrita e oral que a meu ver seria a forma correta do uso língua portuguesa.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Daiane,

Na verdade, não existe uma maneira certa ou errada de empregar a língua escrita ou oral, não existe também uma forma que seja melhor que a outra. O que existe são variedade linguísticas. Assim, ao escrever ou falar devemos nos preocupar em empregar uma forma de escrita/fala adequada à situação sociocomunicativa e aos interlocutores. Esse é um aspecto importante a ser trabalhado com os alunos, pois embora nos ocupemos com o estudo da norma culta, é fundamental que os alunos compreendam a função social de cada gênero de texto, visto que cada um possui características próprias e específicas que determinam a forma mais adequada de emprego da língua. Por isso, quando mais variado forem os textos (orais ou escritos) com os quais os alunos trabalham (lendo, interpretando, escrevendo) melhor eles desenvolverão a competência linguística.

Beijos, Rô Leffa.