terça-feira, 29 de setembro de 2009

Retomando postagens

A partir dos comentários e questionamentos deixados, volto à primeira postagem sobe a atividade de Didática denominada como “Pai da Didática”.
Com relação ao ensino igual para todos no qual relato nesta postagem, gostaria de esclarecer que estou apenas me referindo ao direito que todos os cidadãos tem a uma educação de qualidade, independente da classe social que faça parte, conforme reflexões a cerca das leituras realizadas sobre as contribuições de Comênio para a pedagogia. (Reble, 1987, p. 110).
Quanto as contribuições que a atividade de Didática trouxe para a minha vida profissional, acredito que posso citar como mais relevante o fato de analisarmos e refletirmos sobre nossa pratica docente a partir da pedagogia iniciada por Comênio, que marcava o termino da idade media e o inicio da idade moderna. Da mesma forma que os princípios gerais da didática exprimiam o espírito conservador e renovador do momento, ou seja, enquanto por um lado, na exposição docente do conteúdo, na passividade do aluno a quem cabe apenas ouvir, destaca-se, por outra parte, como nova forma de ensino, a imitação da natureza, a observação e experimentação, os processos das artes mecânicas, os métodos da nova forma de trabalho e da ciência.
Assim como Comenio, presenciamos em nossa pratica a preocupação com uma metodologia de ensino onde os alunos aprendam mais e melhor.
No que se refere a construção da minha própria autonomia enquanto educadora, dentro de uma perspectiva de autonomia estabelecendo relações com a capacidade de o sujeito pensar pelas suas próprias idéias, penso que as aprendizagens adquiridas ao longo dos semestres tem contribuído positivamente neste processo, pois conforme vamos adquirindo conhecimento sobre determinado assunto, vamos também construindo nossas próprias idéias acerca destes assuntos, que nem sempre estão em concordância com as idéias já existentes ou que nem sempre nos levam a pensar da mesma forma que pensávamos antes.

3 comentários:

Matos de Matos disse...

Olá Daiane Matos de Matos:

Pensei que era único, mas afinal você também é Matos de Matos. Eu sou de nascença, e você? È original ou acrescentou o segundo Matos com o casamento?
Sou Angolano e é um prazer conhecer uma chará que trabalha em ensino especial. Felicidades para você. Matos de Matos

Rosângela disse...

Olha só Daiane... conheceste um angolano que trabalha na tua área e ainda tem o mesmo sobrenome que tu. Tens aí uma possibilidade de muitas trocas e novos aprendizados!

Bjus, Rô

Rosângela disse...

Oi Daiane,

Com relação à tua postagem, aprofundaste as questões apresentadas inicialmente na primeira postagem, esclarecendo noções e articulando-as melhor.
Tua reflexão foi esclarecedora e mostrou as relações que conseguiste estabelecer entre os conhecimentos trabalhados na interdisciplina de Didática e a realidade docente em geral. Muito bom! Continue nos brindando com tuas aprendizagens!

Beijos, Rô Leffa