terça-feira, 15 de setembro de 2009

Linguagem e Educação

Múltiplas Linguagens

# Fala-se/escreve-se/lê-se sempre do mesmo jeito? Que diferenciações podem ocorrer em relação à fala ou à escrita?

A partir do texto “A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais” de Trindade Dalla Zen, fica evidente que não falamos, lemos ou escrevemos sempre do mesmo jeito, pois existem variações lingüísticas devido às diferenças culturais próprias de um determinado grupo social, o que modifica nossa linguagem escrita e oral. Conforme Kleiman, 1995:

A escrita também não é uma modalidade fixa, não é sempre formal/ sofisticada/planejada, assim como a fala não é, em todas as situações de comunicação, informal/coloquial e sem planejamento."

Como podemos perceber, nossa maneira de falar e escrever varia de acordo com o ambiente/situação a qual nos encontramos, logo, se estamos entre amigos por exemplo, não faremos uso de uma linguagem formal, mas se estivermos nos referindo a alguma autoridade, então devemos trata-la de forma adequada. Acredito que do mesmo modo deva ocorrer no ambiente escolar. Enquanto educadores, devemos abordar estas questões com nossos alunos de maneira que saibam diferenciar as varias formas de utilização da linguagem oral e escrita, sobretudo nos dias atuais, onde estamos constantemente em contato com diferentes formas de comunicação e podemos recorrer a certos recursos para facilitar nosso cotidiano. Acredito ser de grande importância trazer para nossos alunos outras formas de linguagem escrita e oral além daquelas que habitualmente oferecemos na escola, uma vez que elas já se fazem presentes fora do contexto escolar e podem ser muito bem utilizadas por eles, desde que tenham discernimento em sua utilização
nas diferentes situações

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Daiane,

Espero que tenhas compreendido o propósito do Portfólio de Aprendizagens e que tuas próximas postagens sejam originais e avancem para além das atividades.

Para complementar tua reflexão, sugiro que apresentes exemplos concretos de situações que podem ser desenvolvidas em sala de aula, envolvendo as diferenciações em relação à fala e à escrita, ok.

Aguardo a complementação de tua postagem.
Beijos, Rô Leffa.

Eliana Ventorini disse...

Olá, Daiane!
Tudo bem?

Conforme a Rosângela muito bem pontuou, é importante que explicites algumas afirmações que trazes em tua reflexão.

Afirmas, por exemplo, que "nos dias atuais estamos em contato com diferentes formas de comunicação e que podemos recorrer a certos recursos para facilitar nosso cotidiano". Que formas comunicativas são essas consideradas "atuais"? E que recursos seriam esses, capazes de facilitar nosso cotidiano?

Ainda com base nas tuas afirmações, pergunto: que linguagens são "habitualmente" exploradas na escola? E quais linguagens são mais comuns fora do contexto escolar, podendo ser aí introduzidas? De que forma introduzí-las?

Como percebes, há várias afirmações que carecem de argumentos. Aguardamos com expectativa tuas complementações, ok?

Um forte abraço,
Profa Eliana Ventorini