terça-feira, 15 de setembro de 2009

"Pai da Pedagogia"

Através das leituras disponibilizadas pela interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, que falavam das contribuições de Comênio para a Pedagogia, foi possível encontrar em nosso cotidiano escolar, vários elementos da pedagogia de Comênio. Isso porque podemos observar atualmente, por parte dos profissionais da educação uma preocupação em respeitar a capacidade de compreensão do aluno, seus interesses e cuidar da motivação dos mesmos, por meio de aulas diversificadas e prazerosas.
Assim como Comênio, ainda hoje buscamos contemplar aspectos importantes como: Ensino igual para todos, independente da classe social, formação de sujeitos mais autônomos, capazes de pensarem por suas próprias idéias. Destacando também a importância do bom relacionamento entre alunos e professores para um melhor ensino-aprendizagem.
Finalmente uma preocupação que é bastante pertinente, que naquela época como nos dias de hoje e que dispensa comentários: “Investigar e descobrir o método o qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais”.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Daiane,

O Portfólio de aprendizagens é um espaço de reflexão, seja das atividades realizadas nas interdisciplinas, seja da relação entre a teoria e o fazer docente. Não se trata, portanto, de recortar atividades já realizadas e colá-las aqui. Cada atividade atende a um determinado objetivo e como nosso objetivo aqui é que vocês registrem as dúvidas, aprendizagens, reflexões, articulações que estão fazendo, te proponho algumas questões que, espero, mostrem teu movimento interpretativo acerca do assunto: considerando que cada aluno é diferente, é possível pensar em um "ensino igual para todos"? Que contribuições essa atividade de Didática trouxe para tua vida profissional? Destacas em tua postagem que a autonomia tem relação com a "capacidade de (os sujeitos) pensarem por suas próprias ideias". Partindo dessa reflexão, como avalias a construção de tua autonomia enquanto educadora?

Aguardo tuas contribuições para seguirmos dialogando.
Beijos, Rô Leffa.