domingo, 29 de agosto de 2010

Reflexões

IX EIXO - Trabalho de Conclusão de Curso
Nesta semana, estive envolvida basicamente em definir a pergunta central para investigação do TCC.
No relatório de estágio trouxe algumas considerações possíveis de serem aproveitadas para pesquisa, porém não havia definido uma pergunta norteadora, conforme texto abaixo:
"Durante a realização do estágio diversas situações nos chamam atenção, sendo que a maioria delas pode ser bem aproveitada como objetos de pesquisas. Dentre todas elas a que mais me provocou inquietude, angústias, muitas dúvidas e consequentemente curiosidades foi a forma como ocorre a aprendizagem nas pessoas com deficiência intelectual, vista por outros pesquisadores, além de profissionais da educação, como por exemplo, neurologistas, médicos, neurocientistas, enfim, que pudessem explicar, o funcionamento do cérebro destas pessoas. Se existe diferenças com relação as demais pessoas sem deficiência? Caso sim, quais seriam? Como seriam? Se é possível observá-las? Como?
Tudo isso se deve ao fato de termos explicações para o desenvolvimento humano, apenas sobre a ótica de especialistas na área da educação, mas fiquei intrigada de como seria confrontar tais opiniões.
Outro fator que contribuiu com este olhar foi a inconstante forma de como estas pessoas fixam os conceitos, ora claramente definidos, pouco tempo depois, como se nunca tivessem existido. Tal reação teria relação com conflitos emocionais? Quais outras explicações teriam sobre isso?"
Após reflexão sobre os assuntos citados a cima optei em um primeiro momento, pela seguinte questão:
Existem diferenças no funcionamento do cérebro dos alunos com deficiência intelectual para os sem deficiência, no que se refere a aprendizagem?

Para me auxiliar com a pergunta central pretendo adotar também perguntas secundárias como:

Em caso afirmativo a questão central, quais seriam, como seriam, onde é possível observá-las?
Como a neurologia, psicologia, explica tal processo?
Como autores ligados a educação explicam tal processo?
Os conflitos emocionais podem interferir neste processo?
Contudo, penso que todos estes questionamentos estão em processo de amadurecimento, podendo ser retomados e modificados em qualquer tempo.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Daiane,

A temática que pretendes discutir é bastante complexa e envolve estudos contemplados por diferentes áreas do conhecimento. Tua pergunta, do modo como está formulada, trata a questão de um modo simplista pois remeta a uma resposta que se restringe ao "sim" ou "não". E pelo que os autores de diferentes áreas,conforme citaste, esta questão já parece respondida. Basta nos perguntarmos... Por que a necessidade de um trabalho "especial"?

Quando dizes que pretendes trazer autores de outras áreas que não da educação, fico pensando...por que buscar respostas em outras áreas se o curso de vocês é da Educação, se a tua profissão é a de professor?
Ficam essas questões para pensares!

Acredito que os encontros com o orientador te ajudarão a avançar no TCC. Sucesso nesse novo desafio e continue registrando aqui os avanços desse trabalho.

Beijos, Rô Leffa.

CICLO II disse...

Pois é Rô...
Estou confusa com relação a formulação da pergunta central, mas os motivos pelos quais escolhi outra área fora da educação, foi pq apenas esta área não me deu as respostas que gostaria com relação as aprendizagens dos alunos com deficiência intelectual, conforme cito em minha postagem.
Somente quando lidamos diretamente com estes alunos, podemos observar e se intrigar como ora eles parecem estar com certos conceitos preservados, como ora parecem nunca terem visto. Pensei em algo que pudesse me ajudar a compreender pq isso acontece, se tem relação com funcionamento do cérebro, com conflitos emocionais, enfim, foi o que me causou inquietude durante o estágio...
Não sei se me entendes?