segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Definindo Questão Central

Durante esta semana, estive visitando os eixos sugeridos para o mês de setembro, porém não me detive a nenhum, apenas visualizei os autores abordados como Paulo Freire, Giroux, Tardif, entre outros. Pretendo na próxima semana me aprofundar em algum destes, buscando enfatizar de que forma eles podem contribuir com o Trabalho de Conclusão de Curso ou apenas suas principais contribuições.

Ainda estou um pouco confusa com relação a pergunta central do TCC, pois não recebi comentários no pbwork, que me ajudassem a definir melhor a questão.

Mesmo assim, a partir dos comentários recebidos no portfólio, repensei sobre a questão e percebi que ela não estava expressando o tema que estou buscando pesquisar, ou melhor, que ela estava restringindo aquilo que pretendo estudar.

Após a reflexão sobre o tema, a realização de um pequeno roteiro sugerido pela professora orientadora do TCC, percebi que o tema no qual pretendo abordar se trata realmente da forma com que as pessoas com deficiência intelectual abstraem os conceitos, se existe diferença com relação as pessoas sem defciência, pois o que mais me intrigou durante o estagio, foi esta oscilação que existe quando trabalhamos determinados conceitos. Em determinados momentos eles parecem estar totalmente conservados, pouco tempo depois, parecem não terem sido trabalhados.

Percebi também que a forma como eles são vistos, favorece ou não nesta abstração, pois trouxeram fatos ou saberes vistos em anos anteriores que foram significativos para eles.
Com base nestas reflexões, reformulei a questão que ficou assim constituída:

Com relação a aprendizagem, há diferenças no modo de abstração dos conceitos,
em alunos com deficiência intelectual ou sem deficiência? Quais?

Mas, conforme citei anteriormente, ainda estou aguardando comentário da professora e orientadora do TCC, que podem me fazer retoma-la e modifica-la.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Daiane,

Adorei tua postagem! Ela expõe o teu processo de reflexão para construir a pergunta norteadora do teu TCC, mostra tuas dúvidas, teus avanços e, principalmente, revela a inquietude que essa temática desperta em ti.

Acredito que a tua pergunta, agora reformulada, expressa um avanço - resultado de tua reflexão. Está mais objetiva, mais delimitada.

Continue registrando os desdobramentos desse trabalho. Aguardo também postagens envolvendo as temáticas dos eixos 1, 2 e 3, certo?

Beijos, Rô Leffa.