domingo, 19 de setembro de 2010

EIXO I

Esta semana retomei alguns textos do eixo I, conforme solicitação do Seminário Integrador IX, visando embasamento e/ou auxílio nas pesquisas do trabalho final do curso.

Pois bem, confesso que os textos lidos não me proporcionarão muitos subsídios para o trabalho de conclusão, pelo menos diretamente não, tendo em vista que o meu foco é aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e os textos abordam temas relacionados com o trabalho docente, porém resolvi escolher  a interdisciplina Escola, Projeto Pedagógico e Currículo que abordou muitos textos de Paulo Freire, porque considero oportuno em qualquer tempo retomar algumas palavras deste autor, bem como outros textos esclarecedores no que se refere a currículo, PPP, regimento e demais procedimentos burocráticos no ambiente escolar.

Após a leitura de algumas atividades realizadas neste eixo, foi possível perceber o caminho percorrido durante o estudo da interdisciplina citada acima e fazer um comparativo com os conhecimentos prévios acerca deste tema. A visão que tinha sobre a documentação existente na escola não foi muito diferente daquela adquirida após o aprimoramento no estudo das mesmas, porém o que pude realizar foi uma pratica mais concreta do uso desses recursos, ou seja, mesmo sabendo do importante papel do PPP, regimento, currículo na escola, não sabia realmente como eles haviam sido construído e como poderiam contribuir na prática.

Durante a realização das atividades, pude me interar mais do conteúdo destes documentos, percebendo que eles foram construídos levando em conta a realidade dos nossos alunos, com o auxílio de pais, alunos, professores e que priorizava a valorização das habilidades e potencialidades dos alunos, buscando mesclar aos conteúdos, o desenvolvimento da autonomia, auto-estima e também qualidade de vida do público envolvido.

Hoje revisando atividades realizadas neste eixo, pude perceber como as leituras, aulas, atividades, enfim, contribuíram para que eu me interasse de alguns documentos contidos na escola, como eles podem auxiliar na prática, uma vez que estamos cientes do seu conteúdo e também de perceber que a escola onde trabalho desenvolve um trabalho responsável seja na prática, seja em sua constituição legal e burocrática.



Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Daiane,

Conhecer a escola onde trabalhamos envolve também a nossa participação na construção de documentos como o PPP, o Regimento, etc. Na verdade, não se trata apenas de documentos, mas da "leitura" que a comunidade escolar faz da escola e das pessoas que nela trabalham/dela participam. Nesses documentos, estão registradas as crenças e teorias que embasam o trabalho do professor. Por isso, a elaboração desse material precisa ser discutida e construída coletivamente.

Beijos, Rô Leffa.