domingo, 26 de setembro de 2010

EIXO III

Nesta semana visitei as interdisciplinas do eixo III, que foram de forma geral muito prazerosas de realizar, pois envolveram temáticas como teatro, artes visuais, ludicidade e literatura que buscam trabalhar conceitos de forma prática, fugindo um pouco dos textos e produções textuais, abordados com mais freqüência nas demais disciplinas.

Ao relembrar as atividades realizadas, foi difícil escolher apenas uma interdisciplina para destacar, pois todas foram muito gratificantes e significativas. Sendo assim, escolhi duas para comentar, artes visuais e teatro.

A primeira, trouxe idéias inovadoras a respeito da arte, pois eu ainda estava muito presa nos moldes tradicionais de se trabalhar artes na escola, como por exemplo, atividades com pintura, recorte, colagem, desenhos, enfim, acreditando que somente estes recursos poderiam ser trabalhados com os alunos, pois eles não teriam condições para analisar obras, tão pouco eu saberia conduzir uma aula com esta dinâmica.

Após a interdisciplina, percebi que ao contrario do que pensava, a arte esta em toda parte, está na maneira como vemos as coisas a nossa volta. Percebi que é possível estudar sobre alguns autores, criar, inovar, reinventar a partir de uma obra.

Acima de tudo, percebi com a visita a Bienal em Porto Alegre, que todo artista quer dizer algo através de suas produções, que suas obras abordam um tema, que muitas vezes, é preciso analisa-las dentro de um contexto para compreender e talvez o mais importante, que não é necessário ser um especialista para apreciar obras de arte, para analisa-las talvez, mas que o essencial é captar a mensagem que o artista quer transmitir, buscando também lançar um olhar crítico sobre a nossa realidade, onde na maioria das vezes, é o objetivo do artista.

Com relação a interdisciplina de teatro, não poderia deixar de comentar, pois ela foi muito marcante e produtiva, pois a realização das atividades propostas envolveram muito a prática. Neste período estava acompanhando o pré-escolar, da escola onde trabalho e todas as atividades foram aplicadas nesta turma.

Foi desenvolvido um trabalho envolvendo consciência corporal, noções básicas de expressão corporal, facial e também envolvendo a imaginação, pois tudo isso, verificamos que são pecas fundamentais do teatro e combinaram perfeitamente com as atividades desenvolvidas para a turma do pré-escolar que estava sendo iniciada neste processo.

Outro fator marcante, foi a superação dos nossos próprios medos e limites ao representar uma peca teatral para os colegas. Foram muitos ensaios e com eles momentos de descontração até o grande dia, que ficará marcado para sempre em nossas memórias, assim como as lições da professora Maximira que nos acompanhou durante este eixo.

Acredito que aprendizagens como estas, estiveram envolvidas durante a realização do estagio, de forma direta e indireta, pois através delas, direcionamos nossa prática, e também nossa forma de pensar. Com relação ao trabalho de conclusão, penso que estas experiências possam ser utilizadas, talvez como exemplo, fundamentação ou simplesmente como enriquecimento pessoal e profissional.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Daiane,

Tua reflexão revelou um movimento de aprendizagem, destacando aquilo que mudou (em termos de concepções e de práticas) a partir das interdisciplinas de Artes Visuais e Teatro. Essas foram, sem dúvida, disciplinas que ofereceram mais subsídios práticos e, por isso, provocaram mudanças imediatas nas salas de aula.

Beijos, Rô Leffa.