segunda-feira, 20 de setembro de 2010

EIXO II

Nesta semana visitei as interdisciplinas do eixo II, de uma forma geral, relendo aquelas que considerei mais significativas. Ao reler as atividades do Seminário Integrador II, visualizei uma atividade que foi muito gratificante realizar, o memorial da infância e memorial da escola. Nestas atividades trouxemos dados pessoais, profissionais, fotos, relatos e por fim estabelecendo relação com fatos ocorridos na sociedade em geral em forma de linha do tempo da nossa vida e de datas marcantes a nível nacional.
Na época pensei que o objetivo da atividade fosse meramente para nos conhecer melhor e também o local onde cada um de nós trabalhava, porém agora vejo que este era apenas um dos objetivos, além da prática de uma metodologia diferenciada, prazerosa que nos permitia comparar nossa realidade a realidade da sociedade em geral, buscando assim fazer conexões e reflexões dentro de um contexto mais amplo.
Repassando esta atividade, percebi o quanto ela foi significativa, tanto que durante a realização do estágio também apliquei com meu alunos, conforme planejada no projeto desenvolvido.
Acredito que para os alunos ela também tenha sido muito significativa, pois eles conseguiram fazer conexões da sua vida pessoal com fatos ocorridos na escola, sendo que o projeto do estagio tinha como tema os 20 anos da escola e por esse motivo trabalhamos alguns acontecimentos importantes da mesma comparando com datas também importantes para cada um, como nascimento, aniversario, enfim.
Penso que esta atividade possa ser usada por mim durante o relatório do TCC, pois se trata de uma pratica realizada que teve bons resultados, podendo servir de exemplo e/ou evidencia de algum texto ou idéia de algum autor.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Daiane,

Em tuas postagens fazes referência a atividades interessantes e procuras estabelecer relações com o teu estágio. Isso é muito positivo e as atividades que destacas são realmente muito produtivas, mas sinto falta de alguma elemento teórico, referência a autores, conceitos, entende? Procura pensar que conceitos, concepções perpassam as atividades que destacas para, assim, avançares na discussão e produzir um olhar mais reflexivo.

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.