segunda-feira, 17 de maio de 2010

Reflexões 5 semana

A quinta semana foi marcada por dois principais fatores, porém um ao contrario do outro. Um está relacionado com as frustrações vividas durante esta semana em decorrência de atividades já realizadas em aulas anteriores e que para mim já estavam conservadas pelos alunos, mas que não foi bem assim e a outra da imensa alegria de realizar com os alunos uma visita ao Lar dos Idosos Dr. Paim Cruz, pela passagem do Dia da Solidariedade, tema este também trabalhado durante a semana.
Para ser mais clara, na aula de terça-feira, durante a exploração do material dourado, percebi que os alunos já não estavam respondendo a questionamentos que em aulas anteriores haviam realizado, mostrando dessa forma que algumas noções de matemática não estavam conservadas por eles.
Confesso ter ficado bastante frustrada em um primeiro momento, chegando a me questionar se eu é quem não estava sabendo expor para eles, conforme havia feito em outros momentos. Porém, após conversa com a professora regente da turma, ela me orientou que aquela seria uma situação normal em se tratando de pessoas com deficiência intelectual e com a possibilidade da existência de alguma síndrome associada.
Dessa forma, as angústias e reflexões a partir daquela situação me fizeram repensar a metodologia adotada. Percebi que devo sempre realizar o processo do início, para que as noções já existentes sejam conservadas e aquelas que ainda não foram adquiridas, sejam repassadas antes de seguir a diante. Por exemplo, já havia explorado com os alunos histórias matemáticas, brincadeiras da fazendinha com quantidades, adição, subtração e até mesmo sistema monetário, mas naquela terça-feira, após uma semana de atividades em comemoração ao dia das mães, onde não foram priorizados alguns conteúdos, como os da matemática, eles ficaram adormecidos e deveriam ser revistos desde o início novamente, relacionando número a quantidade, para posteriormente ser colocado as histórias matemáticas e praticado a resolução das operações.
Contudo, percebi que a cada aula, tenho que revisar conteúdos já trabalhados, para conseguir avançar um pouco de cada vez.
Com relação a visita ao Lar, foi muito bom levar um pouco de alegria a pessoas que tiveram um vida inteira de tantos a fazeres e hoje assistem os dias passarem. Os alunos apresentaram duas danças, cantaram com os vovôs e vovós, ouviram histórias de um vovô em especial, muito simpático por sinal. Realizamos atividades de integração, fazendo um momento de relaxamento e descontração e por fim entregamos uma lembrança produzida pelos próprios alunos e um bombom a cada um dos presentes.
Acredito ter sido uma experiência concreta de solidariedade, vivida por todos nós da escola, principalmente pelos alunos que participaram ativamente deste momento, o tornando em algo significativo e muito prazeroso em se recordar.

Um comentário:

Roberta disse...

Daiane!!

Temos mesmo que sempre retomar o que já foi visto, ainda mais com portadores de necessidades especiais. Muitas vezes uma pequena introdução traz ótimos resultados.
Mas tudo são aprendizados.

Abraços
Roberta