sexta-feira, 28 de maio de 2010

Reflexões 6 semana

Com base nos comentários da professora Gabriela, dos quais lançou um desafio e ao mesmo tempo uma dica valiosa para com a minha prática, pois em meus últimos relatórios vim expondo minhas reflexões sobre uma pratica um tanto diferente dos moldes tradicionais, que envolvesse conceitos sem que os alunos percebessem que estavam os desenvolvendo como ocorreu na semana de preparação ao dia das mães, quando os alunos fugiram um pouco das atividades comuns de matemática, português, historia, geografia, enfim e se dedicaram a confecção do álbum das mães, presente, galeria de fotos, desfile entre outros, mas que no final das contas trabalharam conceitos presentes em diferentes áreas do conhecimento, sem que eu tivesse planejado isso propositalmente. Dentro desta perspectiva a professora me sugeriu e até me provocou que em meus próximos planejamentos isso ocorresse também, ou melhor, ocoresse de maneira consciente, previamente planejada.
Pois bem, foi isso que busquei desenvolver nesta sexta semana, com base no planejamento, ações que contemplasse conceitos de forma natural, desenvolvendo ao mesmo tempo a autonomia dos alunos em atividades desafiadoras e também me aproveitando das situações do cotidiano para trabalhar conceitos de forma indireta, como por exemplo, a prática da contagem em voz alta com todos os alunos presentes na aula, quando a merendeira confere para posteriormente servir o lanche.
Outro ponto foi uma atividade onde eles deveriam produzir um desenho coletivo, após uma pesquisa no LABIN, onde todos deveriam participar, antes disso deveriam discutir e decidir o quê produzir e uma frase para compor o desenho. Em um primeiro momento relutaram um pouco, mas depois aceitaram a proposta e desempenharam com capricho.
Estas e outras atividades desenvolvidas nesta semana, contribuíram para o desenvolvimento de diversos conceitos, contemplando variadas áreas do conhecimento e contribuindo para a conquista da autonomia, interação e socialização entre os alunos.
Contudo, percebi que as atividades desenvolvidas devem contemplar os mais variados conteúdos, conceitos, de forma diversificada e prazerosa, mas acima de tudo, que isso passe despercebido apenas pelos alunos, mas que ao olhar do professor, ocorra de forma consciente como afirma a professora Gabriela quando lançou o desafio para mim, em seu comentário sobre minhas reflexões do pbworks.

Um comentário:

Roberta disse...

Daiane!!

Vejo que está tirando o máximo proveito da tua orientação e enriquecendo a tua prática. É exatamente esse o objetivo do estádio.

Abraços
Roberta