quarta-feira, 3 de novembro de 2010

EIXO VII

Ao visitar o eixo VII, relembrei a interdisciplina da EJA, sendo esta a que mais me chamou atenção, pois somente tinha a visão de Educação de Jovens e Adultos na modalidade educação especial desenvolvida na escola onde trabalho.

Através das atividades disponibilizadas, foi necessária a visita a uma escola regular que contemplasse a EJA. Foi então o que fizemos uma colega minha e eu para conhecer um pouco do trabalho desenvolvido nela, estrutura física, equipe de professores e os alunos.

Visitamos uma escola do município de Torres, localizada na localidade de Campo Bonito que funciona no período da noite. Através de entrevistas pré-estruturadas verificamos a existência de Regimento, PPP, parecer de funcionamento, entre outros documentos importantes na escola. Conversamos com a Diretora da escola que nos recebeu muito bem, pronta a nos auxiliar no que fosse necessário. Ela colocou da realidade enfrentada nestas escolas, na qual se trata de um público reduzido que freqüenta pouco as aulas e que geralmente não contempla a real finalidade da sua criação que seria de atender a uma clientela que não teve acesso a escola em tempo adequado e na vida adulta pode se valer dessa possibilidade.

A realidade encontrada foi um público bastante jovem que após consecutivos fracassos escolares e tendo ingressado no mercado de trabalho, sente a necessidade de aprimorar conhecimentos e adquirir um diploma para melhorar o seu rendimento salarial.

Essa realidade foi comprovada por meio das entrevistas que realizamos com os alunos que lá se encontravam. A maioria deles era jovem ou adolescente que trabalhava durante o dia, que havia abandonado os estudos por um motivo ou por outro e que via ali possibilidade de concluir os estudos, uma vez que esta modalidade apresenta meios mais flexíveis de avaliação.

Essa experiência foi muito importante para fazermos um comparativo da realidade da nossa região e o que a interdisciplina vinha apresentando, sendo que presenciamos uma realidade um pouco diferente do que prevê a esta modalidade, mas não significa que seja menos importante, ao contrario, é mais uma oportunidade tanto para adultos que não tiveram acesso a educação na idade adequada, quanto para adolescentes e jovens que decidem retomar os estudos.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Daiane,

Que interessante essa experiência que a interdisciplina de EJA proporcionou a vocês, pois permitiu a observação e a comparação entre o que prevê a EJA e o que existe de fato nas escolas. Infelizmente ainda há muito que se avançar na prática, pois em muitos casos o currículo da EJA é o mesmo trabalhado nas escolas de ensino regular, o que acaba por "infantilizar" um ensino que se destina a jovens e adultos.

Beijos, Rô Leffa.