sábado, 27 de novembro de 2010

EIXO VIII

O eixo VIII foi muito bom de retomar, pois neste eixo foi realizado o estágio curricular, sendo este muito gratificante de realizar, mesmo sendo cansativo, devido suas exigências, foi uma experiência bastante interessante.


Meu estágio foi realizado na Escola Especial na qual trabalho como secretária, por essa razão me afastei 20 horas desta função para me dedicar a turma do Ciclo II.

Foram dois meses de estágio, que teve início em 12 de abril até 11 de junho. Durante esse tempo foi desenvolvido o Projeto sobre o 20 anos da entidade mantenedora da escola, a APAE, sendo este tema escolhido já no início do ano pela equipe de professores e achei interessante dar continuidade no tema, pois a comemoração do 20 anos seria no mês de agosto.

Realizamos diversas atividades como entrevistas com os profissionais da escola, linha do tempo da escola e dos alunos, pesquisas sobre a criação da escola, da entidade, produções de textos coletivos, desenhos coletivos, e demais atividades que contemplassem diversas áreas do conhecimento, tendo por objetivo conhecer a história da escola, valoriza-lá e reconhecendo-se como parte importante dela.

Foi uma rica experiência profissional e também pessoal, pois o convívio diário que já mantinha com esses alunos, fortaleceram ainda mais nossos laços de amizade, fazendo com que dessa forma fosse possível valiosas aprendizagens para a vida pessoal.

No que se refere ao aspecto profissional, pude me aprofundar na teoria de Vygotsky e relacionar com a prática, encontrando subsídios que sustentassem essa prática.

Contudo, percebi que segundo o autor, é por meio das relações sociais que o indivíduo aprende e se desenvolve, por isso a importância de atividades que promovam a interação e cooperação dos alunos, pois através de práticas contextualizadas, planejadas é possível contribuir para uma aprendizagem de fato significativa

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Daiane,

O estágio é, sem dúvida, uma experiência diferente, que nos coloca à prova, que nos impõe desafios diários.

Achei interessante a participação da turma no projeto da escola, pois a temática proposta permite uma maior contextualização bem como a compreensão, por parte dos alunos, da entidade da qual participam, o que por si só contribui para a construção da identidade dos alunos e para uma maior interação da comunidade escolar.
Parabéns!

Beijos, Rô Leffa.

Rosângela disse...

Daine,

Aguardo tua reflexão final pontuando sobre a importância que o blog teve na retomada das tuas aprendizagens, certo?

Beijos, Rô Leffa.